jueves, 7 de enero de 2010

Boipeba - Bahia - Brasil

Por do sol em Moreré

Abacaxi assado
Manguezais

Meio de transporte para chegar a boipeba

Trilha a caminho de Moreré- ilha de Boipeba


Boipeba é uma palavra tupy que quer dizer "cobra chata", em referência a tartaruga marinha de onde se originou o nome Boipeba.

A Ilha de Boipeba está inserida no Arquipélago de Tinharé, que compõe o município de Cairu, situado no Baixo Sul da Bahia.

Cercada de um lado pelo oceano e de outro pelo estuário do Rio do Inferno, a ilha se destaca por sua beleza natural e grande diversidade dos seus ecossistemas.

Boipeba contempla floresta densa da Mata Atlântica, restinga, dunas, extensos manguezais e praias paradisíacas com coqueirais e recifes de grande valor ecológico e paisagístico.

Visitei a ilha no mês de setembro de 2009. O caminho para chegar na ilha é alucinante, barquinho simples, que percorre rio cercado por manguezais, parece que foi desenhado aquele recorte entre o manguezal e a agua escura do rio.

Chegando lá encontrei um casal de espanhóis, ele proveniente de Madrid e ela de Granada. Faziam 07 meses que eles estavam percorrendo a América do Sul, depois de todo esse tempo por aqui, estavam mais parecendo pessoas provenientes de alguma país vizinho, tal como Peru, que propriamente dizer que eram europeus, provenientes da nossa querida Espanha, creio que fato esse devido a já enraizada influência sul americana demonstrada em suas caras.

Trocamos meia dúzia de palavras e resolvemos percorrer uma trilha de 40 minutos que nos levaria diretamente para a praia de Moreré, muito conhecida devido as piscinas naturais que se formam, principalmente pela parte da manha, na qual a maré está baixa e período em que podemos apreciar a beleza natural do lugar e desfrutar o melhor que a pitoresca praia tem a nos oferecer.

Chegamos em Moreré fim de tarde, fomos correndo agilizar um lugar para deixarmos nossos pertences e nos alojarmos, literalmente na praia, pois dormimos num local em forma de uma oca, coberta por galhos de uma amendoeira que ornamentava o lugar. Ele, o amigo espanhol com sua viola colaborou com a trilha sonora e eu e sua namorada fomos os responsáveis em assar um peixe na brasa e de quebra, apresentei a eles o nosso famoso abacaxi assado, expliquei ao mesmos que costumávamos comer o abacaxi logo após o churrasco, prato típico do sul do Brasil, no qual o mesmo servia como postre e ajuda na digestao.

Acordamos de manha cedo, eram 5 hs da amanha, apreciamos um magnífico nascer do sol e logo depois nos deleitamos como crianças nas piscinas naturais de Moreré.

Fica ae a dica, Boipeba - Bahia.

Forte abraço,

Rafa.




No hay comentarios:

Publicar un comentario