martes, 12 de enero de 2010

O DNA do inovador

Me situo em uma fase de transiçao. Cheguei no velho mundo, mais exatamente na cidade de Barcelona, na Espanha, há um pouco mais de 04 anos. Naquele tempo tinha toda expectativa de estar começando um curso de pós graduaçao na Europa, que veio agregar muito em conhecimento nas áreas de comunicaçao, comércio e economia internacional; de estar realizando o sonho de viajar a Europa, com objetivo em aprofundar conhecimento sobre a cultura e os costumes que permeiam o velho mundo; de participar de festivais musicais, assistir concertos tais como ACDC, Rolling Stones, Lenny Kravitz, REM...conhecer novas culturas, novos costumes, novos idiomas, novas pessoas, novos hobbies...
Foi um ciclo de muita açao, muita realizaçao e todos os objetivos iniciais foram alcançados e agora a grande pergunta é: E agora fazer o que de tudo isso??? De toda essa bagagem??? De todas essas experiências??? Perguntas factíveis no universo em que vivo. Digo que faz bem questionar me, pois ajuda a auto conhecer me e tomar decisoes baseadas no que realmente desejo para mim e para minha vida.
Li o artigo que a seguir relato, e achei interessante publicá-lo aqui, pois creio que é uma das premissas q permeia nossa existência e que utilizarei muito na fase a que me encontro, a inovaçao, ou seja, inovar para criar ou criar para inovar e sintetiza muito bem o meu momento.
Um artigo na HBR de Dezembro joga um pouco de luz no assunto Inovação. O artigo, escrito por Clayton Christensen, professor de Harvard, fala sobre a análise de um estudo de 6 anos que ele realizou. A idéia era tentar descobrir o que diferencia os líderes/empreendedores inovadores dos demais. Foram descobertas cinco habilidades que todos os inovadores possuem. Abaixo uma breve descrição de cada uma.

Habilidade 1 - Associação: Como o Steve Jobs costuma falar “Criatividade é conectar as coisas”. O estudo mostrou que a inovação muitas vezes acontece através da conexão de experiências ou conhecimento. Quanto mais diverso nosso conhecimento e experiências, mais conexões poderão ser feitas. O estudo mostrou que uma das experiências mais transformadoras na vida de pessoas inovadoras é passar por experiências internacionais e experimentar novas culturas.
Habilidade 2 - Questionamento: O grande Peter Drucker já dizia que o importante não são as respostas certas mas saber fazer as perguntas corretas. Uma característica importante dos inovadores é questionar o statu quo. Não existe inovação sem as perguntas: Por que? Por que não? E se?

Habilidade 3 - Observação: Uma das filosofias da Toyota é “vá até o local e observe você mesmo”. Observar o usuário interagindo com o produto/serviço no dia a dia ajuda a descobrir insights que nunca teríamos fazendo pesquisas de mercado.
Habilidade 4 - Experimentação: Thomas Edison costumava falar “Eu não fracassei. Apenas encontrei 10.000 maneiras que não funcionou”. O mundo é um laboratório. Empresas como o Google e Amazon conduzem centenas de pequenos experimentos todos os dias.

Habilidade 5 - Networking: Estamos falando de um tipo diferente de networking que costumamos ouvir por ai. O networking dos inovadores não é focado em se relacionar com o mercado ou cultivar o marketing pessoal. Eles buscam conhecer pessoas interessantes de diversas áreas e perspectivas. Um dos pontos importantes levantados pelo estudo é a participação em conferências como TED, Davos que sempre trazem insights valiosos. A inspiração de Michael Lazaridis, fundador da Research in Motion, para o aparelho de celular Blackberry aconteceu durante uma palestra da Coca Cola.
A leitura tem ajudado-me muito a "clarear" os fatos e acontecimentos atuais. As 05 habilidades descritas acima resume muito bem minha fase atual, no qual estou fazendo associando fatos, questionando-os, observando-os, fazendo experimentaçoes e realiando networking. No apartado número 01, referente a Associaçao, nos "fala" da importância de sermos seres criativos, que nada mais é que conectarmos coisas, para que sejamos inovadores para nosso próprio bem em busca da realizaçao de nossos objetivos.
A seguir concluo essa publicaçao com a seguinte mensagem de Robert Collier:

"Toda fortuna tem sua origem na mente. A riqueza está nas idéias, não no dinheiro."

Forte abraço a todos e que tomemos as decisoes acertadamente.

Carpe Diem.



No hay comentarios:

Publicar un comentario