miércoles, 10 de marzo de 2010











Nossos três EU´s..

Esse texto serve para refletirmos a respeito de nós mesmos. Para escrever busquei inspiraçao nas palabras de Osho, mestre espiritual indiano.

Temos três EU´s, sendo que o primeiro tem um caráter social; já o segundo, natural e o terceiro, divino.

O nosso primeiro EU é a mentira, a atuaçao, a pseudopersonalidade que nos rodeia, a cara que oferecemos à galeria, à falsidade. A sociedade nos impôs e nós a compramos como se fosse a verdade, e é ao contrário, é a mentira, pois somente quando ficamos sem a “vestimenta” é que realmente conseguimos ser nós mesmos. Toda a “roupa” a que buscamos para nos “vestir” é um invento social e há um motivo, pois assim sutilmente somos explorados. Ela nao é uma exploraçao política, tampouco econômica, é uma exploraçao psicológica. Essa é uma das razoes a que todas as revoluçoes fracassaram, pois nao endagaram a exploraçao mais profunda, a psicológica. Somente tentam modificar o superficial. Se uma sociedade capitalista se torna comunista, ou uma democracia mude para uma ditadura, dá no mesmo, pois muda se somente o superficial, a essência continua sendo a mesma.

Em que consiste a exploraçao psicológica? A exploraçao psicológica consiste em nao permitir que ninguém seja si mesmo, na totalidade. Nao respeitamos as pessoas como sao, nao respeitamos sua “nudez”, tampouco a espontaneidade, somente respeitamos o fingimento, as pretensoes. O que respeitamos é a atuaçao.

Já o segundo EU, é o nosso EU reprimido, instintivo, inconsciente. Trata se do que a sociedade nao nos permite ser, está somente em nossos sonhos, em metáforas, ou quando estamos embebecidos de álcool. Freud fez muito para que o homem tomara consciência do que “grita” em nosso interior, ao que foi reprimido. Nisso consiste a parte vital, a vida real, a vida natural. Vejamos uma criança, sentimos ciúmes delas, e na verdade condenamos sua infantilidade. Quanta razao tem Montague ao afirmar que em lugar de dizermos, nao seja infantil, deveríamos dizer nao seja “adultil”. A criança é linda, já o adulto nao deixa fluir, perde o brilho, perde o entusiasmo, deixa arrastar se, está imóvel, como morto. Por consiguinte perdeu a poesia, a dança, o que dá brilho a vida. O segundo EU é muito mais precioso que o primeiro.

O nosso terceiro EU é o autêntico, a cara verdadeira, que sobrepassa o primeiro e segundo EU´s . É o trancedental, o budista, a consciência pura, sem fiçuras, sem divisoes.

Escrito no dia 21 de fev/ 2010, no eco resort espiritual Ribeirao Grande, lugar a que me inspirou juntamente com a leitura de Osho a editar esse texto.

Grande abraço.

Rafa.

No hay comentarios:

Publicar un comentario