jueves, 17 de diciembre de 2009

Arraial do Cabo
























Arraial do Cabo forma juntamente com Búzios e Cabo Frio a trilogia praieira da região dos Lagos. Sao três propostas de praia diferentes em uma pequena regiao do Estado do Rio de Janeiro. Arraial do Cabo provoca sentimentos encontrados. Por um lado, contém algumas das praias mais bonitas de todo Brasil com uma água transparente impensável em qualquer outro lugar que nao seja Fernando de Noronha. Por outro lado, a paralela degradaçao do meio ambiente serve de recordatório permanente de que Arraial do Cabo nao é, infelizmente, nenhuna Fernando de Noronha.
Paraíso do Atlântico, como é chamada por seus habitantes, Arraial do Cabo reúne algumas das mais belas paisagens de nosso litoral: dunas, restingas, lagoas, praias e costões paradisíacos. Toda esta natureza, junto com o jeito simples de seu povo, sua arquitetura e tamanho de cidade do interior, a apenas 140 Km do Rio de Janeiro, fazem desta cidade um convite ao turista. Mas para os mergulhadores Arraial revela um tesouro: seu fundo do mar. As praias de Arraial do Cabo são propícias ao banho de mar, a pesca e a prática de esportes náuticos. O clima é quente e úmido, com temperatura média de 25 graus no verão e entre 17 e 23 graus no inverno. Quem chega a Arraial do Cabo, mesmo que não mergulhe já percebe que o mar é a principal atração turística da cidade. Nossa cidade conta hoje com atrativos bastante diferentes dos que antes traziam tantos viajantes aos seus braços, em busca de segurança ou de pau-brasil. Com um mar extremamente rico, a pesca é uma atividade desempenhada tanto pelos que vivem dela, quanto por aqueles que a praticam como hobby.

A HISTÓRIA DE ARRAIAL DO CABO:

A exclusividade indígena acabou quando chegaram os portugueses em sua 2ª expedição exploradora. Em 1503, uma esquadra portuguesa para reconhecimento do litoral brasileiro sofreu um naufrágio em Fernando de Noronha. a Expedição naval se dispersou e, sob o comando de Américo Vespúcio, seguiu viagem até a Bahia e depois até Cabo Frio (Até 1985 Arraial do Cabo foi distrito de Cabo Frio, depois foi emancipado). O Cabo Frio não é o cabo que viria a ser povoado apenas, como arraial da cidade de Cabo Frio, mas onde os principais acontecimentos históricos da colonização portuguesa realizaram-se: ataques piratas, naufrágios, guerras indígenas e a construção de igrejas e feitorias. O palco do descobrimento foi a Praia dos Anjos, antes chamada de Praia da Rama. O navegador florentino Américo Vespúcio desembarcou com três naus e deu à localidade o nome de Cabo Frio dando início ao primeiro núcleo populacional do país, assim como à exploração do pau-brasil e ao extermínio dos índios, rapidamente dizimados pelos estrangeiros.

Essa longa viagem seria a prova de que o pau-brasil encontrado em Arraial do Cabo era de qualidade realmente superior, uma vez que os navegadores desprezaram as feitorias do norte para ali chegar e dali partir direto para a metrópole.

Sem a instalação definitiva dos portugueses, por muito tempo aquelas terras ficaram entregues à pirataria internacional.Desde 1504 os franceses traficavam pau-brasil e outras mercadorias com os tupinambás. Este tráfico ocorreu durante as três primeiras décadas do século XVI, restrito ao litoral da região nordeste do Brasil. No entanto, a partir de 1540, em virtude de um rigoroso controle naval português no litoral nordestino, os franceses passaram a explorar os recursos naturais de Cabo Frio - região sudeste do país. Estes, em 1556, fizeram outra fortaleza-feitoria para exploração do pau-brasil, na mesma ilhota utilizada anteriormente pelos portugueses, hoje denominada Casa de Pedra. Esta fortaleza-feitoria, construída um ano depois da fortaleza de Villegaignon, na Cidade do Rio de Janeiro, ampliou e consolidou o domínio francês no litoral sudeste.

Fonte:
Trabalhos escolares das escolas da região;
Folhetos informativos da região
Revista Municípios em Destaque nº. 49 e 55.
Depoimento pessoal: Natureza exuberante, com rica vida marinha, fauna e flora inquestionáveis, lugar ímpar para desenvolver um pouco de arte (fotografia), e próprio para quem curte aliar esporte e natureza ou somente introspectar a tranquilidade do lugar e ficar relax, em estado de êxtase. Somos abençoados por Deus por termos um litoral com tamanha beleza e vida natural.
Desejo que continuemos tendo a oportunidade de poder viajar, explorar, ver.
Forte abraço,
Rafa.

No hay comentarios:

Publicar un comentario