viernes, 4 de diciembre de 2009

Museu Picasso - Nov.2009















Quatro tripulantes ( Kika, Duda, Dog e Eu ), como podem ser vistos nas fotos acima, resolveram fazer tripulias no museu do artista Pablo Picasso, localizado em um bairro boemio da capital catalana, Barcelona. Oh Barcelona, vc que nos apresenta tantas peripécias, cidade marcante, ímpar para todos que aqui viveram, passaram uma temporada, que vieram apenas de férias, enfim para todos aqueles que aqui trilharam seus caminhos. Deixando os devaneios de lado, o museu para os que ainda pretendem visitar ou não sabem onde está localizado, informo aqui que está na C/ Montcada 15-23, umas das ruelas do já citado Born.

Ao chegar no museu, claro, como bons turismólogos e conhecedores da cidade e das pessoas em que nela habitam, conseguimos entrada vip para o tal de Museu Picasso, mal sabíamos o que nos esperava, ou sabíamos, iríamos apreciar as obras, a vida de um dos grandes artistas espanhóis, o Pablo, el Picasso.

Picasso embora sendo natural de Málaga, sul da Espanha, possui uma estreita relação com a cidade de Barcelona, na qual é expressada em suas obras. A seguir registro um breve cronograma de Picasso em Barcelona para melhor compreeder sua relação com a mesma.

Em 1885 a família Ruiz Picasso instala se em uma pensão situada no Pg. Isabel II, 4.
Em 1896 mudam se para a rua Merce 3, onde foi o primeiro estúdio do jovem Picasso, no qual dividiu com Manuel Pallarès.
Em 1887 inaugurou o famoso restaurante 4 gatos, existente até hoje, restaurante esse que serviu de inspiraçao e rendeu muitas obras de picasso. Nesse período ele expressou em suas obras o dia a dia pitoresco e simples que possuia sempre rodaedo de amigos, e o restaurante serviu como ponto de encontro e convivência com os mesmos.
Em 1900 mudou o estúdio a rua d´Escudellers, hj ruela do bairro gótico. Divide estúdio com Carles Casagemas.
Em 1903 começa a estudar com Àngel Fernàndez de Soto.
Em 1904 deixa os estudos em Barcelona e ruma a Paris em abril do mesmo ano.

Picasso manterá para sempre seu vínculo com Barcelona, regressa frequentemente a cidade,
forjado por sua adolescência e juventude e que se prolongou até a sua morte. Constata se sua vinda nos anos de 1906, 1909, 1910, 1913, 1917, 1926, 1933, 1934. O seu vínculo forte com cidade é o Museu Picasso de Barcelona, criado por vontade própria. Graças a vontade dele e de seu amigo Jaume Sabartés, Barcelona dispõe hoje de obras da juventude, como a série completa de Las Meninas.

O Museu Picasso de Barcelona é o centro de referência para o conhecimento dos anos de formação de Pablo Ruiz Picasso. Aberto ao público em 1963, possui mais de 3.800 obras, que compõe a coleção permanente.

Pablo Picasso foi um dos artistas mais significativos do cenário artístico do séc. xx.

Assim como Picasso, creio que muitos como ele, possuem uma estreita relaçao com a cidade. Nesse momento faço uma correlação com a minha história na cidade.

Chego em Barcelona no dia 15 de novembro de 2005, compartindo piso com Deisy e Paula e outro personagen que costumava ir e vir, o Henrique, o mesmo costumava a nos convidar a sair de rolé no seu novo e intocável Mercedes Benz, a ir a restaurantes almoçar e jantar, tudo por sua conta, costumava eu me perguntar, que pasa, que suerte tengo, chego a um país distante do Brasil, esperando que iria passar algum perrengue e nada, passo de puta madre. Passo três meses com pessoas na qual aprendih muito. Com Deisy, filosofava a respeito de vários assuntos interessantes para nós, na época. Com Paula, ela sempre ajudando nos meus estudos, eu estava estudando um Master em Comércio Internacional e ela Doutorado na mesma área, assuntos porfissionais e estudantis em comum, ah e ela era casamenteira também, não sussegou até achar uma amiga que eu pudesse curtir, e encontrou a Helena, italiana natural da costa de seu país de origem. E com Henrique, desfrutava dos passeios a que nos levava a dar por Barcelona, aprendi a desfrutar da gastronomia mediterranea, e foi com eles que fui a um concerto de música clássica espanhola, tocada somente com violão, na então igreja Santa Maria do Pi. Sabia eu naquele dia que iria trabalhar por 3 anos e meio promocionando o concerto e que encontraria uma família em Barcelona, a família dos flyers. Fomos e somos amigos, viajávamos juntos, compartimos apartamento juntos, festas, concertos, esportes, filosofias, futuro, passado, Brasil, países europeus, enfim cada um sabe o que significou esse mundo inesquecível para todos.

Em março de 2006, mudo para Joan dÁustria 63, no qual convivi com tres espanhóis muito doidos, com eles aprendi o que realmente o que eu queria e o que não queria para mim.

Em novembro do mesmo ano mudo para Buenaventura Muñoz 66, entresuelo terceiro esquerdo. Nesse endereço vivi por quase tres anos, e quem me conheceu aqui em Barcelona sabe muito bem o que representou esse apartamento. Ape em que todos os amigos gostariam de viver, de compartir, piso que recebia todos, sempre com uma vibe positiva. Piso de festas, refeiçoes, encontros, desencontros, discussões, anseios, decepções, alegrias, okupas, ah quando chegava o verão os moradores duplicavam, todos eram bem vindos, pois afinal estávamos em Barcelona.

Assim como Picasso se inspirava no restaurante 4 gatos juntamente com seus amigos, para produzir suas obras, eu nesse apartamento, juntamente com meus amigos me inspirava para viver uma Barcelona e uma Europa de realizações, realizações de sonhos, que podem ser vistos através das milhares de fotos registradas nessa época. Cito pessoas com quem dividi apartamento e sonhos: Ju ( Penélope Charmosa), Fernanda Maria, Pati Faria, Serginho, Caio, Nitio, Grazi, Susana (Finlandesa), Luis Paulista, Bernardo (Portuga), Belle, Graci, Cloe (EUA), Carmencita (Espanholita), Rob (Dutch Guy), Lucas (MG), André(SP), desculpa se esqueci alguém, mas podem acrescentar aqui em comentários se desixei alguém de fora. A casa teve vários nomes, tais como: Esquina da Felicidade, Paranóica Delirante, Terra do Nunca e ae vai. Agradeço a todos por terem feito parte da minha história aqui em Barcelona, e assim como Picasso, que manteve sua relaçao com a cidade por toda a sua vida, creio e espero ter esse laço com Barcelona.

Convido a todos a fazerem seus comentários desse texto, pois creio que faz parte da vida de muita gente. Então galera, vamos continuar a criar, utilizando a mente para mantermos em atividade. Positive Vibes a todos, onde estiverem, cada um seguindo seus passos construindo seu caminho, sua história.

Forte abraço.

3 comentarios:

  1. Eu tive uma viagem interior mto grande agora... nosssa.... realmente eu posso considerar que exitem duas Kikas ... na verdade aqui eu conheci a Erika... ou melhor.. estou conhecendo a Erika... uma garota que teve uma base familiar de "puta madre" que permitiu que ela fosse do mundo e não deles. Que teve coragem de se introspectar e se aventurar ao msm tempo. Que tem sonhos e corre atras deles... Que descobriu o valor e a existencia de uma "segunda" e "terceira" família. Que está crescendo e caminhando com seus próprios pés! Obrigada Rafa por esse momento! te adoro guri!

    ResponderEliminar
  2. Rafaaaaaaaa que emocao ler tudo isso,.... me teletransportei a nosso velhos e maravilhosos tempos de Barcelouca,....Familia flyer, esquina da felicidade,... Henrique (heheehheehheehheeh), encontros e despedidas,....
    Quanta saudades no meu peito,... Barcelona sera p sempre meu amor, a cidade encatada, magica,... impossivel de esquecer!!!
    Beijaooo querido!
    Saudades de vc
    SUCESSSOOOOOOO heehheeh

    ResponderEliminar
  3. dale caña rafaaaaaa...ñ vou fazer comentário com frases sentimentais nem contar nosso janeiro de 2009 sem trampo(mas de aprendizagem extraordinária),mas sim vou agradecer a ti a tds que de alguma forma me ajudaram aí nessa crazycity...foi a experiência mais gratificante de minha vida,cheguei de Bcn faz uns 5 dias e me sinto uma pessoa mais forte e experiente,poderia escrever aqui durante horas,mas faltariam...

    saludos hermano

    ResponderEliminar