jueves, 17 de diciembre de 2009

Casa Rosa, Rio de Janeiro. Domingo de samba.



















Ponto vital na história do Bairro das Laranjeiras, região nobre da cidade do Rio de Janeiro, e nas histórias de muitos que tiveram sua iniciação em seus famosos quartos, a Casa Rosa abriga hoje um movimentado centro de estudo e divulgação da cultura brasileira.


O casarão foi construído no início do século passado com o objetivo de agradar aos prazeres da alta sociedade, como comerciantes, políticos e coronéis. O cabaré de luxo funcionou até meados dos anos 80, onde viu seu declínio e consequentemente o encerramento de suas atividades, deixando senhores saudosos e divertidas lembranças de muitos que se emocionam ao entrar na casa atualmente.


No fim dos anos 90 a casa reabriu suas portas, desta vez como um centro cultural. Nesta época tiveram início as apresentações de músicos populares de forró, samba, jongo, coco e maracatu, assim como as oficinas de capoeira, percussão, interpretação e dança, entre outras.


Hoje, a Casa Rosa atende a todos os tipos de público através de suas diversas atividades e programação. Durante a semana recebe moradores do bairro e pessoas da comunidade local para suas oficinas, além de eventos de poesia nos fins de tarde e saraus.


Nos fins de semana tem uma agenda que conta com programação variada, de samba, forró, rock, MPB, chorinho além de música regional em eventos que reúnem pessoas de todas as idades. No domingo a tarde há o samba com feijoada oferecido para um público seleto que curte o melhor que há em termos de samba. Muitos amigos cariocas haviam comentado a respeito dessa programaçao, famoso samba da Casa Rosa de domingo, e eu visitando a cidade do RJ nao poderia deixar de frequentar o lugar tao famoso pelo histórico passado, no qual deixou de ser um antigo bordel a ser um centro cultural.


No domingo , dia 09 de novembro de 2009, fiz o programa juntamente com as Gabis, gente boa pra caramba essas cariocas, onde elas juntamente com todas as outras cariocas que lá estavam presentes, apresentaram me o que as cariocas tem de bom, muita beleza e samba no pé. Tive o privilégio de conhecer nesse mesmo dia a Dona Ivone Lara, conhecida como a mae do samba, e como tal é considerada, nao necessito mencionar muito o que ela apresentou naquela tarde de domingo, somente posso afirmar que nos presenteou com um samba de primeiríssima qualidade. Foi uma boa iniciaçao ao mundo desse ritmo tao popular brasileiro e ao que eu realmente pouco tinha tido contato.


Fica o convite a todos que como eu tive a oportunidade de participar desse programa ímpar do domingo a tarde na Casa Rosa.


Forte abraço.

No hay comentarios:

Publicar un comentario