jueves, 3 de diciembre de 2009

No passado conhecimento = saber, hoje conhecimento = fazer.

"O conhecimento era um bem privado, associado ao verbo SABER. Agora é um bem público ligado ao verbo FAZER".
Peter Druker.

Meio Ambiente X Sustentabilidade Corporativa.

Estou com o empreendedorismo muito ligado a minha vida profissional, na qual aproveitando a deixa comunico a todos que juntamente com mais dois profissionais da área de Publicidade e Comércio Internacional, fundamos a empresa La Fundación & Dorea & Jung, que tem como objetivo ajudar pequenas e médias empresas, principalmente brasileiras, a internacionalizarem se. Prestamos para as mesmas, seviços de Pesquisa de Mercado, Comercializaçao Internacional, Comunicaçao & Mkt, Mediçao de Resultados.

Como sério candidato a empresário, venho aqui destacar alguns pontos importantes e atuais relacionados ao Meio Ambiente X Sustentabilidade Corporativa.

Cito oito mitos relacionados a relutância das empresas a levar a cabo a sustentabilidade ambiental:

1 - É um custo e não podemos bancar agora.
Atençao momento ideal não existe, somos nós é quem o elegimos. Como Richard Goode, diretor de sustentabilidade da Alcatel-Lucent, disse recentemente: "Nos bons tempos, a sustentabilidade pode ser um diferencial competitivo, em tempos de vacas magras, é uma estratégia defensiva e em tempos realmente difíceis, ele pode determinar sua sobrevivência".

2 - Necesitamos de muito pessoal.
Equivocados os que pensam assim, pois é ao contrário, quando pensamos que a sustentabilidade exige uma grande equipe centralizada de condução e apoio, grandes empresas tal como AT&T nos mostra que a equipe de sustentabilidade oscila entre um e quatro funcionários.

3 - Não há dinheiro na sustentabilidade - Como não há dinheiro na sustentabilidade, é só mirar abaixo alguns exemplos do mundo corporativo atual.
• Johnson & Johnson realizou 80 projetos de sustentabilidade desde 2005 e atingiu US$ 187 milhões em poupança.
• CocaCola afirma que gerou 20% de lucro sobre seus investimentos em iniciativas de economia de energia.
• Diversey, líder global de B2B, fornecedora de limpeza comercial e soluções de higiene, afirma que, para cada US$ 1 investido em 2008, eles esperam recuperar US$ 2 dólares em 5 anos.

4 - É só para as grandes empresas.
ERRADO, exemplifico abaixo o equívoco dos que pensam assim:
Empresas líderes de sustentabilidade estudadas são tão pequenas quanto a Numi Organic Tea (com receitas próximas de US$ 15 milhões), e tão grandes como a Hewlett-Packard (com receita de US$ 110 bilhões).
Ahmed Rahim, CEO da Numi Organic Tea diz que todas as facetas das operações da empresa, as opções em seus produtos, e todos os seus funcionários têm em mente a sustentabilidade em suas decisões de trabalho e vida pessoal. A Numi se orgulha de usar materiais 100% biodegradáveis ou recicláveis em suas embalagens, e ganhou o prêmio WRAP (Waste Reduction Award Program) em quatro dos últimos cinco anos, no estado da Califórnia. Na verdade, ela foi reconhecida como uma das cinco maiores empresas do estado para as iniciativas em redução de resíduos. A sustentabilidade é integrada em cada decisão tomada na Numi.

5 - É principalmente para empresas B2C.
O que que estão falando, não me venha com cuentos. Não esqueçamos que o produto até chegar nas mãos dos consumidores, como terminologicamente podemos definir como produto acabado (B2C) passa por uma cadeia produtiva que em muitos casos passam por um ou mais processos de produção dentro da mesma corporação e/ou mesma linha de montagem; ou de comercializaçao, sendo vendidos atavés de uma empresa provedora para sua "cliente demandatária", podemos já observar os grandes clusters que ao redor do mundo já se formaram.
Um número crescente de grandes empresas B2B possuem clientes e potenciais clientes que estão perguntando sobre seus esforços de sustentabilidade de RFPs. Uma empresa de software B2B vai tão longe a ponto de explicitamente colocar em seus critérios de aquisição que será dada preferência a organizações sustentáveis.

6 - Se fizermos afirmações sobre sustentabilidade, seremos acusados de greenwashing.
Para clarear o que é greenwaching, a seguir, em castelhano, apresento a definiçao de greenwash, retirado do site da ExpocMars Marketing y Acciones Socialmente Responsables.
Greenwash es un término usado para describir la práctica de ciertas compañías, al darle un giro a la presentación de sus productos y/o servicios para hacerlos ver como respetuosos del medio ambiente. No obstante, este giro es meramente de forma y no de fondo por lo que se convierte en un uso engañoso de la comercialización verde.
Muitas empresas que realmente não estão preocupadas com a sustentabilidade do meio ambiente, podem se portarem como greenwasher, se assim posso dizer. Pensemos nós, ser ou nao um greenwasher, quem sai ganhando somos nós e a natureza, já que de uma certa maneira está sendo poupada da constante degradação e exploração causados por nossas ações errôneas.
E además as empresas que estão se empenhando, por exemplo, para melhorar o seu impacto de carbono e que estabelecem metas significativas, e as alcançam, têm todo o direito de contar seus sucessos.

7- ONGs são nossos adversários.
Muitas empresas pensam em ONGs como adversárias, e ficam muito felizes se não forem abordadas por elas. Contudo, esta é uma oportunidade perdida para beneficiar da sua experiência em abastecimento, tratamento de água e uma série de outras questões. Organizações como a WWF e a Conservation International servem como parceiros para promover os esforços de muitas empresas líderes de sustentabilidade.

8 - Não precisamos nos preocupar com a cadeia de abastecimento pois não produzimos bens.
Sim correto, podemos nós diretamente não produzir bens, mas somos de uma certa maneira seres que demandamos os mesmos.
Algumas empresas afirmam que, porque eles não produzem bens, não compram muito, e, portanto, não têm uma pegada de carbono significativa. Ou que seus produtos não consomem muita energia, assim o seu impacto ambiental é mínimo.
O Walmart é um excelente exemplo de uma empresa que não faz as coisas, ainda está desenvolvendo um índice para suas dezenas de milhares de fornecedores que medirá o impacto de carbono a partir de coisas que vendem para a empresa.
De acordo com Matt Kistler, Vice Presidente Sênior de Sustentabilidade no Walmart, 88% da área ambiental da empresa é voltada para sua cadeia de fornecimento, e apenas 12% está sob seu controle direto. Portanto, se a empresa vai atingir o seu objetivo de neutralidade de carbono, necessitará enfrentar a maioria das suas reduções em sua cadeia de abastecimento.
O que a Walmart está fazendo com relaçao a tudo isso, sendo que ela nao produz bens, mas intermedia os mesmo e é sim responsável também pela sustentabilidade de nosso planeta, asim como cada um de nós somos. Podemos não produzir, mas somos consumidores, ou será que somos TOTALMENTE AUTO SUSTENTÁVEIS.

Esse texto vale para mim, para vc, enfim para todos nós que somos responsáveis pelo grande jardim que possuimos, esse jardim se chama PLANETA TERRA. Convido a todos que comecemos por nós mesmos a sustentabilidade, nós somos a nossa própria corporaçao, e viva a SUSTENTABILIDADE CORPORATIVA. Como são as coisas, precisamos nós perder coisas que a natureza nos proporciona para nos darmos conta da importância das mesmas, sendo que deveríamos ter feito isso desde os primórdios da civilização, é somos seres humanos e temos muito a aprender ainda, e como costumo dizer, estou aqui exclusivamente para aprender e essa é a razão de viver, e como já dizia nossos amigos componentes da banda Coldplay, VIVA A VIDA.

Segundo Peter Druker, no qual menciono no início do texto, no passado o conhecimento estava ligado ao SABER E ERA CONSIDERADO PRIVADO e agora está ligado ao FAZER E SE TORNOU PÚBLICO. Então vamos agir mentes ativas, vamos criar mentes ativas.

FORTE ABRAÇO.

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